Gordura não é formosura | A obesidade em cães e gatos

Share on facebook
Share on whatsapp
A obesidade em gatos

A obesidade nos nossos animais de companhia é uma doença  grave, no entanto muitas vezes desvalorizada pela família do animal. A par da obesidade nos humanos, a obesidade nos nossos cães e gatos tem aumentado, não ajudando as guloseimas oferecidas durante as refeições dos tutores por não conseguirem resistir aos olhares suplicantes e expectantes dos companheiros de quatro patas. Pessoas obesas têm  frequentemente animais obesos!

Fatores de Risco

 São vários os fatores que predispõem à obesidade. Há raças de cães que se podem considerar de risco, sendo o popular Labrador Retriever um exemplo. A idade também influencia; os gatos de meia-idade encontram-se com um risco maior, enquanto os cães até aos 12 anos têm uma incidência aumentada.

 A esterilização também predispõe para a obesidade, afetando mais cadelas e gatos machos. No entanto, que este risco não seja desencorajador na hora de pensar na esterilização. Esta cirurgia tem várias vantagens, quer a nível de saúde, quer a nível de controlo populacional. E a  obesidade pode prevenir-se!

Obesidade em cães e gatos

 O estilo de vida que proporcionamos ao nosso animal é determinante no desenvolvimento da obesidade. A falta de rotinas que incluam exercício físico torna os nossos animais sedentários com os problemas inerentes que afetam igualmente os humanos. Há animais que vivem em apartamentos mas praticam mais exercício do que muitos que vivem em jardins. Como?! Com um planeamento responsável de atividades estimuladoras proporcionadas pela família.

 A alimentação desequilibrada e excessiva vai fazer com que o animal consuma demasiada energia que depois se transformará em tecido adiposo. Os principais erros costumam ser uma ingestão alimentar não adaptada às necessidades energéticas do animal, administração de alimentos ad libitum – o animal come tudo o que quer – e a oferta de suplementos sob a forma de guloseimas. Estamos a exagerar nos alimentos que lhes oferecemos!

 A obesidade deve ser encarada com seriedade por ter inúmeras consequências clínicas; especialmente predisposição para doenças como a diabetes mellitus, a osteoartrite, doenças respiratórias e tumores.

  Muitas vezes é necessário recorrer a aconselhamento veterinário para prevenir/corrigir o excesso de peso do animal. Contacte-nos!

Autora

Dra. Mónica Albino

Dra. Mónica Albino

Últimos artigos